Nada como uma boa noite de sono para começar um dia renovado e animado. Mas, a importância de um sono tranquilo, vai muito além de simplesmente renovar as energias. Durante o sono ocorrem diversos processos fisiológicos importantíssimos para nossa saúde, como relaxamento muscular, controle de batimentos cardíacos e respiração, produção de hormônios fundamentais para o crescimento e para renovação de células, dentre outros.

Para que um sono tranquilo seja garantido, alimentar-se bem é de fundamental importância. Uma alimentação rica em frituras, gordura saturada, doces, e outros alimentos de difícil digestão pode causar incômodos e um sono inquieto. Bebidas estimulantes como chá preto ou mate, café, guaraná e refrigerantes a base de cola também podem causar dificuldade de dormir.

Já alimentos leves, principalmente ricos em triptofano, podem estimular um sono de mais qualidade, já que esse aminoácido essencial é responsável pelo aumento na produção de serotonina, o hormônio do humor, que também é indutor do sono, considerado um sedativo natural. Um leite quente pode ser a opção perfeita, pois o leite é rico em triptofano e a temperatura elevada desperta sensação de aconchego e relaxamento. Melhor ainda se adoçado com o mel, pois o carboidrato favorece a conversão do triptofano em serotonina.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923