Deliciosos, nutritivos e lindos, os sucos verdes nem precisam ser verdes para serem chamados assim! Basta ter um vegetal em seus ingredientes para que se tornem mais nutritivos e saudáveis.
Os sucos naturais são ótimas opções de bebida para se refrescar e se hidratar. Porém, quando são feitos só com frutas, concentram grandes quantidades de açúcar, a frutose, pois são necessárias várias frutas pra que ele fique consistente e saboroso. Muitas vezes essas frutas ainda são coadas e centrifugadas, o que reduz suas fibras e facilita ainda mais a absorção deste açúcar em excesso. Quando acrescentamos vegetais nessas preparações as vitaminas, minerais e principalmente as fibras contidas nesses alimentos fazem com que este açúcar seja absorvido mais lentamente. Além disso, os vegetais também trarão sabor e consistência aos sucos, reduzindo a quantidade de frutas utilizada, e conseqüentemente o açúcar deste suco! O ideal é que eles sejam feitos sem coar e sem adoçar.
Nos sucos de frutas podem ser acrescentados os vegetais mais variados e inusitados: couve, beterraba, cenoura, inhame, hortelã, gengibre, e até folhas menos comuns de serem utilizadas nos sucos como rúcula e alface! Além de favorecer a redução da absorção de açúcar, os vegetais podem favorecer a absorção de alguns nutrientes. É o caso da junção da vitamina C das frutas que favorece a absorção do ferro dos vegetais verde escuros, por exemplo! Algumas misturas são capazes ainda de ajudar na eliminação de toxinas do organismo, por isso são tão chamados de sucos “detox”, e neste caso, devem ser tomados em jejum!
Além de todos esses benefícios, essas misturas são ainda um ótimo veículo para facilitar o consumo de vegetais, principalmente para crianças, que muitas vezes recusam consumi-los.

Dica elaborada pela nutricionista:
Luiza Miranda Campos – CRN: 9923